Certificado digital para advogados: importância na era da informatização

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O certificado digital para advogados é de grande importância para agilizar processos

O certificado digital para advogados é de grande importância para agilizar processos e economizar recursos. Com a utilização desse mecanismo, os profissionais do direito têm acesso aos mais diversificados serviços inerentes à profissão, como: 

  • Acesso aos portais dos tribunais de Justiça
  • Podem realizar assinatura de documentos e de contratos
  • Emissão de petições
  • Acesso com mais facilidade aos serviços da Receita Federal, entre outros benefícios. 

Será que ainda pode melhorar? Com certeza! Além da infinidade de possibilidades que o certificado digital oferece para a rotina do advogado, a boa notícia é que todos esses serviços podem ser acessados e monitorados on-line, evitando assim, o deslocamento aos fóruns e tribunais sem que haja necessidade. 

Entretanto, mesmo com as facilidades que a ferramenta proporciona, muitos profissionais ainda não se atentaram para essa realidade.

Acompanhe o nosso artigo e conheça melhor o que é o certificado digital, a importância para advogados e porque você precisa adquirir o seu!

O que é certificado digital?

Podemos dizer que o certificado digital é a identidade de uma pessoa ou de uma empresa na internet. Por meio desta ferramenta, é possível assinar documentos digitalmente, realizar transações on-line e acessar diversos sites. 

O melhor de tudo é que a ferramenta possui validade jurídica, ou seja, a sua identidade é autenticada e comprovada, o que garante muito mais confiabilidade na utilização dos serviços. 

O processo é totalmente seguro e foi idealizado para auxiliar e desburocratizar a rotina dos profissionais e das empresas, que, com o advento da tecnologia, precisam de uma solução confiável para trabalhar pela internet. 

Certificado digital na advocacia

A pandemia global do coronavírus adiantou uma realidade que não iria demorar muito para chegar: a necessidade de o advogado possuir o certificado digital. Isso porque os tribunais passaram a funcionar de forma virtual na pandemia, obrigando os advogados a trabalharem no meio digital.

Para que você consiga ter uma ideia do avanço da tecnologia na advocacia, aqui estão algumas informações importantes: Segundo dados do Relatório da Justiça, mais de 31 milhões de novos casos foram abertos nos tribunais em 2022.

O mais interessante de se observar é que, de todos processos, mais de 98,4% deles foram tramitados de forma eletrônica!

Ou seja, a informatização está mais do que presente na rotina do advogado. Você sabia que para acessar qualquer processo no PJe-JT – Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho –  é obrigatório o uso da certificação digital?

Essa obrigatoriedade se deve justamente pela segurança, agilidade e confiabilidade que a ferramenta possui. 

Além do acesso facilitado aos serviços da advocacia, o profissional do Direito ainda pode se beneficiar por meio de uma proteção adicional ao enviar e-mails e redigir contratos pelo Word. 

Isso porque a ferramenta, por possuir tecnologia avançada, impede a adulteração dos documentos, por meio de criptografia. 

Em resumo: sem o certificado digital, o advogado tem sua atuação bastante limitada. E, portanto, acaba perdendo espaço no mercado e deixando de conquistar clientes. 

Tipo ideal de certificado digital para advogados

É ideal que os advogados possuam o certificado Pessoa Física, pois, permite o acesso aos inúmeros serviços que já mencionamos neste artigo. 

A maioria dos sistemas solicita a Certificação do tipo A3.

Existem dois tipos para os certificados digitais A3. São eles:

  • A3  no Cartão Inteligente 
  • A3 no Token (espécie de pen-drive) 

As duas maneiras de usar o certificado A3 são semelhantes no que diz respeito ao acesso de serviços e na segurança proporcionada.  A diferença é que, para utilizar o certificado digital tipo A3 em formato de cartão, o advogado vai precisar de uma máquina leitora específica para conseguir realizar o acesso. 

Já o certificado digital A3 token é armazenado em uma espécie de pendrive, que se reconhece automaticamente ao ser inserido no computador e não há a necessidade de um leitor específico para realizar o acesso. Os dois tipos de certificados A3 possuem validade de até três anos. 

Advogado pode ter o certificado digital tipo A1?

O certificado digital A1 é emitido e armazenado diretamente em um computador, ou seja, é um arquivo eletrônico, dispensando assim a necessidade de mídia (tokens ou smart cards) para ser transportado e utilizado. 

Apesar de esse certificado ter validade de apenas um ano, sua principal vantagem é a possibilidade de ser instalado em mais de um computador.

A recomendação do uso do certificado digital A1 se direciona para sociedades de advogados ou outras pessoas jurídicas que precisam emitir uma grande quantidade de notas fiscais.

Como e onde obter o certificado digital para advogados 

Para obter o seu certificado digital é muito fácil. Em primeiro lugar, você deve buscar uma Autoridade de Registro (AR) credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). 

Logo após essa escolha, você deve entrar em contato com a empresa para que possa ser atendido de forma presencial ou por videoconferência. Após isso, será informado sobre a documentação necessária para obter o seu certificado digital e os próximos passos para aquisição, bem como formas de pagamentos e prazos.

Emita seu certificado sem precisar se deslocar

Em 2020, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), facilitaram o acesso ao certificado digital. Você pode obter a sua certificação no conforto de sua casa ou do seu escritório.

Para que isso seja possível, basta apenas possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida após o ano de 2018 ou então já ter feito antes um certificado digital com a coleta biométrica realizada na validação dele.

Neste modelo, sua rotina é simplificada e você consegue otimizar seu tempo; poupar gastos de deslocamento e reduzir burocracias. 

Esqueci a senha do meu certificado digital, e agora?

Quando você obtiver seu certificado digital, será necessário criar uma senha para utilizar a ferramenta.

No entanto, em casos de esquecimento de qual senha foi cadastrada e dependendo da quantidade de tentativas erradas, o certificado será bloqueado e você terá que adquirir um novo e pagar novamente por todo processo. 

Essa ação é necessária justamente para garantir a privacidade e a segurança do proprietário do certificado. As autenticadoras digitais não possuem cópias das senhas utilizadas e não é possível realizar a restauração dos dados. 

Tendo em vista essa realidade, recomendamos que você guarde seus dados pessoais em um local seguro e de fácil acesso, para que, se houver esquecimento, haja a possibilidade de consulta.

Outro ponto importante: Jamais empreste sua senha! O certificado digital é a sua identidade na internet, e portanto não é transferível para outra pessoa. 

Adquira já o seu certificado digital!

Chegamos ao fim do nosso artigo, e esperamos que você tenha entendido melhor sobre o que é o certificado digital e os benefícios que essa ferramenta proporciona no dia a dia da advocacia. 

Seja para facilitar o acesso aos processos eletrônicos, realizar petições ou assinaturas, o certificado digital é seu grande aliado

A Digital Brasileira possui profissionais capacitados que podem te auxiliar durante todo o processo para obtenção da sua identidade eletrônica. Já auxiliamos diversos profissionais a conquistarem a independência no meio digital e se destacarem na concorrência. 

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